Nas edificações residenciais ou comerciais, as portas têm um papel importante na segurança, aparência e privacidade do local. Os modelos em madeira são um dos preferidos; por isso, é importante cuidar da manutenção da prancha e do batente.
Afinal, com cuidados simples você tem um produto com alta longevidade e uma peça personalizada conforme a decoração da sua residência ou comércio. Por esse motivo, destacamos algumas dicas para que você obtenha o melhor aproveitamento do produto.
Quais as principais características da porta de madeira?

Inicialmente é preciso esclarecer que as portas de madeira foram as primeiras peças instaladas nas moradias de tempos remotos. A prancha na entrada de uma casa, significava privacidade ou limite, de modo que o visitante teria que pedir permissão para adentrar no recinto.
Com o passar dos tempos, o modelo foi aprimorado, novos materiais surgiram (Metal, Vidro e PVC), contudo a madeira continua provocando a sensação de conforto, acolhimento e segurança. Por isso, é importante saber a escolha certa para uma edificação, de modo a obter os efeitos desejados.
Um exemplo prático, é que as portas de madeira para entrada de uma casa podem ser de material maciço, para oferecer uma resistência maior em casos de tentativas de invasão. Já no ambiente interno, é possível optar pelos modelos ocos, colmeia e de MDF, pois são mais baratos e oferecem a mesma qualidade.
Outro modelo que ganhou espaço no mercado são os kits porta pronta que oferecem os acessórios necessários para montagem, sem causar danos a estrutura de alvenaria.
Como é feita a manutenção das portas e batentes de madeira?

A limpeza das portas e batentes de madeira são fundamentais para aumentar a vida útil das peças, afinal, podem acumular poeira (principalmente as opções entalhadas), mofo e apresentar manchas quando recebem respingos de produtos oleosos ou umidade contínua.
Desse modo, trouxemos algumas dicas que vão potencializar a beleza da sua porta de madeira, além de mantê-la higienizada. Confira:
Abrasivos são proibidos
A diversidade de produtos para limpeza, disponíveis no mercado, podem ser interessantes para vários materiais, contudo, nas portas e batentes de madeira são prejudiciais. A indicação é usar um tecido de flanela, com água e detergente neutro e somente nas maçanetas, produtos antibacterianos.
Como tirar manchas de gordura
As portas da cozinha estão sujeitas a essa situação, por isso, utilize detergente neutro e um pano levemente umedecido, esfregando com cuidado para remover o excesso. Evite usar muita força, pois pode esfolar a pintura.
Acabamentos específicos
Se o acabamento da porta for verniz, utilize sabão à base de óleo e retire o excesso com um pano seco. Por outro lado, as pranchas e batentes pintados requerem produtos de limpeza, sempre diluídos em água e aplicados com uma esponja macia.
Não molhar portas internas
Não jogue água nas portas internas, pois isso vai acelerar o desgaste e estragar o material. Utilize um pano seco ou aspirador de pó na porta e batente, e no máximo, um pano umedecido com água morna. Cuide também dos trilhos, canaletas e rebaixos.
Manutenção das dobradiças
Assim como o batente da porta, as dobradiças devem ser lubrificadas com gotas de óleo de máquina ou com grafite em pó. O único cuidado é não deixar o produto oleoso escorrer e manchar a prancha da porta.
É possível fazer pequenos reparos em portas e batentes?
Sim, é possível, desde que a pessoa que for realizar o serviço tenha a mínima experiência com pintura. Como exemplo, podemos detalhar como é feita a conservação estética do kit porta pronta da Rohden.
Vale destacar que a recomendação dos fabricantes é realizar a repintura a cada 3 anos, de preferência com um profissional especializado. É necessário reforçar a presença de um pintor que entenda do assunto, pois, riscos e batidas na porta e batente podem ser consertados de modo diferente.
Por exemplo, um retoque parcial é resultado de pequenas batidas ou arranhões, quando não há uma considerável perda da tinta ou verniz de cobertura. Portanto, é possível fazer um retoque que requer técnica, para não ficar um acumulado de tinta, ou mancha na prancha.
Em contrapartida, a repintura total acontece em avarias mais graves onde há perda de material (lascas de madeira e tinta, por exemplo). Nessa situação, é necessário preparar o local com um selante semelhante ao vedaflex, que além de impermeável conta com elasticidade permanente.
Outra dica importante de manutenção da porta de madeira, se estiver em boas condições, é lixar com lixa 320, remover o pó, eliminar pinturas soltas, contaminantes como óleo, graxa, gorduras ou umidade. Depois do primeiro passo, prosseguir com a aplicação da repintura total.
Por fim, outra recomendação para casos de retoque parcial. Existem no mercado, tintas em spray (importadas), giz para correção de imperfeições e caneta para corrigir os riscos.
Quer saber mais detalhes sobre portas, rodapés e acessórios? Acesse o blog da Rohden Portas e confira o conteúdo que preparamos para você.