Já ouviu falar em portas laqueadas? Elas, muitas vezes, são preteridas pois possuem um custo maior para quem está comprando.
Contudo, é preciso considerar o custo-benefício! Afinal, elas apresentam maior durabilidade, resistência, facilidade de manutenção e ainda são muito bonitas e elegantes.
Conheça um pouco mais das vantagens da laca e o porquê é viável fazer este investimento!
Boa leitura!
O que são portas laqueadas?
Portas laqueadas são chamadas assim devido a sua cobertura. A laca é a junção de 2 componentes que não evaporam e não têm diluente. Elas podem ser obtidas pelo processo PU ou UV.
E é essa combinação de fatores que é a responsável por deixar a porta lisa, sem nenhuma imperfeição na madeira.
Nesse contexto, uma resina de origem vegetal é usada para o revestimento de móveis. E o efeito dessa pintura aumenta a qualidade do acabamento das peças, cobrindo imperfeições superficiais.
Importante dizer que a porta de madeira tem inúmeras vantagens por ser de um material nobre e disponível. Além de ser fácil de encontrar em vários modelos e com ampla variação de preço e qualidade.
Por isso, essas portas podem ser aplicadas a qualquer tipo de construção. A madeira tem excelente durabilidade, possui um bom acabamento e um custo acessível.
Já as principais desvantagens estão relacionadas ao fato deste tipo de porta ser sensível a umidade. E também vulnerável à exposição prolongada ao sol, podendo diminuir a sua qualidade.
Existem basicamente três tipos de portas de madeira. E o que varia é o processo de fabricação delas. Como, por exemplo, o modelo maciço, que é feito totalmente de madeira. E os modelos oca e semi-oca, mais simples e menos resistentes.
Assim, o acabamento da porta também faz muita diferença na sua resistência e durabilidade.
Há sempre muitas dúvidas se o melhor a se fazer é, por exemplo, pintar ou envernizar. E a resposta é simples! Se quiser um resultado perfeito, o ideal é fazer as duas coisas.
Contudo, é possível realizar, também, o processo de laqueamento da porta. Tendo em vista que essa é uma pintura especial de acabamento que aumenta, generosamente, a vida útil da porta.
Entenda mais sobre a Laca e os seus processos
A Laca é um tipo de acabamento nos móveis e portas. A sua função é selar as superfícies, eliminando riscos, imperfeições, emendas, ranhuras da madeira, etc.
A Laca foi muito utilizada nos anos 70 a 80 e, agora, tem se tornado tendência no setor. Portanto, ela sobreviveu aos anos e vêm se aprimorando, deixando os móveis e decorações mais requintados.
A origem é uma resina retirada de alguns tipos de plantas, encontradas no extremo oriente.
Então essa substância, em conjunto com outros componentes, se transforma em uma pintura que proporciona resistência e melhores acabamentos às peças. Dessa forma, a Laca continua sendo uma das melhores opções de acabamentos já vistas.
Atualmente, a tinta utilizada na pintura laqueada possui os mesmos componentes usados nas suas pinturas automotivas. Ou seja, a resistência e a durabilidade das peças são inquestionáveis.
Apesar de poder ser usada em diversos tipos de materiais, como ferro, vidro ou metal, a aplicação em madeira é mais comum.
E, diferentemente de alguns séculos atrás, hoje podemos contar com cabines de pintura que fazem um trabalho de laqueamento perfeito. Esse processo se atenta a detalhes minuciosos e precisos.
Mas vale destacar que o mesmo exige muitos cuidados. Logo, deve ser executado por profissionais qualificados e em ambientes preparados para esse fim.
Até porque, a madeira só poderá receber pintura, verniz, laca e outros acabamentos se, pelo menos, for seca.
Para isso, a umidade deverá se aproximar de 15 a 20%, segundo um estudo, mas também depende da região em que vai ser instalada. Esses e demais detalhes asseguram a completa qualidade das portas laqueadas.
Leia também: Você sabe a diferença entre laca industrial e laca artesanal?
Conheça as vantagens da Laca
O laqueamento proporciona acabamento uniforme às peças, sem emendas ou outros detalhes que ficariam aparentes com demais tipos de pintura. Além disso, a Laca preenche e apaga qualquer imperfeição.
Para acrescentar, as portas laqueadas oferecem vantagens como:
- Facilidade na limpeza;
- Não amarela com o passar do tempo;
- Sensação de amplitude;
- Requinte;
- Acabamento muito superior (liso e sem manchas);
- Muitas opções de cores;
- Alta durabilidade (anos sem manutenção de pintura).
Pelas inúmeras vantagens, investir em móveis laqueados é uma excelente opção. Para além do aspecto estético, as peças possuem maior durabilidade devido a qualidade do material e do revestimento em laca.
Sendo assim, graças ao seu custo-benefício, vale a pena investir um pouco mais para garantir sofisticação e resistência à peça.
Dicas e cuidados pertinentes às portas laqueadas
Para portas laqueadas, o uso desse acabamento é irrestrito, sejam elas de ambientes internos ou externos. O cuidado se refere a apenas uma simples manutenção quanto a limpeza.
Para realizá-la, use um pano úmido, não molhado. Não utilize produtos abrasivos, nem álcool ou solventes. Aplique a cera automotiva para manter o brilho duas vezes ao ano. E se tiver alguma mancha, utilize detergente neutro ou sabão de coco.
Agora, há algumas restrições quanto a aplicação da Laca em demais móveis, como:
- Se possível, utilize um tampo de vidro em cima do móvel;
- Não use em pias de cozinha ou em móveis que sejam manuseados objetos em cima;
- Não a utilize em cadeiras ou em mesa de jantar e seus pés;
- Também não deixe o móvel exposto ao sol.
Próximo passo
Agora que já entende mais das características e vantagens das portas laqueadas, podemos concluir que a aquisição delas vale a pena!
Então, conheça a linha de portas laqueadas da Rohden! Elas atendem a vários modelos internos e externos. E, ainda, contam com diferentes núcleos nas estruturas construtivas, podendo ser sarrafeado, maciço ou bondoor.
Aproveite para conhecer a nossa linha de produtos. Baixe o catálogo do Kit de puerta lista e surpreenda-se com as nossas portas. Clique no banner para fazer o download gratuito!