A cor do ano de 2022 já foi definida pela Suvinil como a cor “Eclipse”. Geralmente, elas são determinadas pelas maiores marcas de design e moda para comunicar as tendências do novo ano, além das expectativas do mesmo.
Com isso, os setores da sociedade que utilizam das cores para dizer algo e conectar sentimentos, ficam atentos as novidades trazidas pela cor escolhida. Isso vai da arquitetura e de decoração, como design de interiores, à construção civil,
Então, nesse texto você vai entender um pouco mais sobre a cor do ano de 2022 e as principais tendências que acompanham essa escolha.
A cor do ano de 2022 segundo a Suvinil
A Suvinil escolheu como a cor do ano de 2022 a “Eclipse”. Essa seleção está conectada diretamente com os acontecimentos atuais. Com a pandemia do coronavírus o mundo enfrentou crises sanitárias, geopolíticas, econômicas e sociais. O mundo precisou se adaptar aos novos protocolos e a vida em sociedade, como era conhecida, já não correspondia com as necessidades dos atuais.
Portanto, a cor Eclipse vem para representar a renovação após a escuridão. Pois o eclipse é um fenômeno que explica a sobreposição de um astro em outro astro trazendo a escuridão total ou parcial. A cor escolhida pela Suvinil faz referência a essa quase escuridão, já que é um verde mais fechado, trazendo um pouco do amarelo dourado alusivo à iluminação do sol.
Além disso, a cor remete a natureza, vegetação, esperança e renovação. E há quem diga ser a cor da tecnologia e de tudo que há vida. Segundo a marca: “quando o primeiro raio de luz volta a brilhar na Terra, o tempo volta a fluir. Todos nos sentimos diferentes, muitas vezes sem saber o porquê. O eclipse transforma a gente, em silêncio. Depois de um eclipse, sentimos que tudo mudou”.
Ou seja, a cor escolhida para 2022 pela marca representa o processo de renovação em que a sociedade atual está passando. É possível fazer reflexões sobre a pandemia, meio ambiente e as transformações tecnológicas. Fazendo referência a frase da Suvinil de que “o que vivemos hoje é um eclipse na nossa história”.
A Pantone e a sua referência no mercado das cores
A Pantone é uma empresa que pensa em sistemas e tecnologias de cores. Ela define e cria processos para seleção e comunicação das cores. E desde 2000 a marca elege uma cor para cada ano. O que tem relação direta com a comoção mundial sobre o bug do milênio.
Por isso, foi em 2000 que surgiu a primeira cor de um ano, a Cerulean, ou “a cor do milênio”. Ela representa um azul-claro que traz tranquilidade e faz referência ao céu. O objetivo era passar a mensagem de que tudo ficaria bem.
Já a de 2021 foi combinação de mistura entre o amarelo ‘Illuminating’ e o cinza ‘ultimate gray’ para trazer o sentido de companheirismo, suporte emocional e esperança.
Como é escolhida a cor do ano
Bianca Lliahnne, CEO Lexus Groupe que é o maior distribuidor da Pantone no Brasil, disse, para a Gazeta do Povo, que as cores têm um alto efeito comunicador. Por isso, as cores de cada ano, desde 2000, vem sendo escolhidas por um time de especialistas que observam o que é definido como caro para a sociedade.
Isso vai desde infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade até tecnologia e questões sociais. Funciona como se cada questão importante para a sociedade fosse representada por uma cor. Juntando todas elas a paleta final, incluindo a cor do ano, que seria o resumo de todas as outras.
A paleta para o ano de 2022
A Pantone já escolheu a paleta de cores do ano de 2022 para Home & Interiors. Ela se chama Clarify e tem as cores mais neutras visando trazer esperança nesse novo ano para os ambientes e móveis.
Pantone / Reprodução
A paleta de cores trabalha com tons mais pasteis de rosa, azul, lilás e cinza. As combinações podem resultar em ambientes mais terrosos, neutros, clássicos e até vibrantes.
Principais tendências
As principais tendências com relação à cor do ano podem ser vistas na moda, arquitetura e na decoração. E como para o ano de 2022 a cor é o ‘Eclipse’, conforme a Suvinil, há algumas combinações que poderão ser exploradas para celebrar essa nova fase.
É possível, também, seguir a paleta de cores para 2022 segundo a Pantone. Ela conversa com as tendências da Suvinil e trazem os mesmo sentimentos da mistura entre a tranquilidade e o neutro.
Vale ressaltar que as cores não são vistas somente na parede. É possível fazer essas combinações com móveis, portas, e até acessórios para complementar o visual do ambiente.
Combinação por cores opostas
Instagram Suvinil
Achar a combinação perfeita de cores para passar a mensagem ou o sentimento que o cliente deseja é uma missão importante para os arquitetos e designers. E muitas vezes, optar por combinações de cores opostas pode facilitar esse trabalho.
A cor oposta ao ‘eclipse’ é a ‘meia-luz’, conforme a publicação da Suvinil. Essa cor é um tom de rosa mais puxado para o lilás. Sendo o rosa e o verde opostas no círculo cromático.
Essa mistura foge do óbvio e combina super bem se o seu objetivo for trazer contraste em um ambiente mais divertido e ousado. Essa junção pode ser o que faltava para completar aquele canto na parede que precisa de um pouco mais de vibração.
Mundo ideal
Além da combinação anterior, a Suvinil, com o estudo que definiu a cor do ano, apresentou 3 possibilidades de combinações com a paleta de cores desse ano, dependendo da sua visão de mundo.
Assim, se a sua preferência for o ‘mundo ideal’, então as cores que lembram à terra, as plantas, os minerais e trazem sentimento de tranquilidade e conexão com o natural são perfeitas para você.
Aqui os tons quase pastéis que remetem a argila, tempero e vegetais compõem, com outras cores, a paleta perfeita para trazer essas sensações.
Mundo Surreal
Já o ‘mundo surreal’ diz respeito a imaginação, o inconsciente e sonhos. Esse é o lugar de fantasiar e encantar com a criatividade.
Essa paleta utiliza de cores da anterior, mas com alguns tons mais vibrantes. Esse é o momento de ousar e ser corajoso na escolha. É possível manter o sonho em contato com clássico e o mundo ideal. E, por isso, é a mistura perfeita entre os tons leves com os mais fechados.
Mundo Digital
Por fim, o mundo digital fala sobre a ideia de trazer de volta uma estética mais futurística e abraçar de vez a tecnologia. Essa é uma paleta que reverencia a ciência e as conexões do mundo digital.
Aqui os tons de azul, verde e roxo são explorados para trazer a ideia da tecnologia. Mas também é feito com uma mistura leve, sem agredir os olhos. O objetivo é aceitar o mundo digital como parte do mundo ideal. Então as cores se misturam para fazer esse contraponto e, cada vez mais, abraçar o virtual.
E agora?
Após ter visto, nesse artigo, qual é a cor do ano de 2022, segundo a Suvinil, e as principais combinações, clique aqui para acessar nosso blog e continuar acompanhando nossos conteúdos e demais tendências do mercado.