O vidro laqueado e serigrafado são grandes tendências do setor da construção civil e até mesmo da arquitetura. Afinal, ambos são responsáveis por promover maior personalidade ao projeto.
Contudo, eles não são iguais! Apesar de coloridos, os vidros passam por processos diferentes de pintura que afetam diretamente nas suas características e resultados finais.
Ficou curioso? Então, continue a leitura para conferir as principais distinções entre os dois e solucionar, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre o assunto.
Vamos lá?
O que é vidro laqueado?
O vidro laqueado é colorido, podendo ser pintado em diferentes tons. Não por acaso, é uma das tendências do setor, já que colabora com a personalização do projeto.
A ANAVIDRO o define como sendo um vidro liso incolor que passa pelo processo de laqueamento, oferecendo um acabamento uniforme. Esse procedimento, inclusive, corresponde à pintura automotiva feita pela laca, por isso o seu nome.
Aqui, o vidro colorido pelo laqueamento se torna brilhante, vibrante e liso. Ele pode ser disponibilizado em variadas cores, mesmo sendo, normalmente, opaco.
Logo, o vidro laqueado pode ser usado para revestimentos de móveis, armários e decorações no geral, promovendo um maior efeito estético. Com diferentes funcionalidades, ele é capaz de assumir o lugar de vários objetos em diferentes projetos.
Dependendo da qualidade da tinta usada, esse vidro pode não ser tão resistente a produtos químicos. O que, infelizmente, diminui a sua vida útil, afetando a durabilidade.
E o que é vidro serigrafado?
O vidro serigrafado costuma ser confundido com o vidro laqueado, já que ambos podem ser coloridos. Contudo, apesar de ser um material pintado, a grande diferença entre eles está no processo que envolve essa personalização.
Conforme outro artigo da ANAVIDRO, o vidro serigrafado recebe desenhos e cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta vitrificada. Ela é aplicada por uma tela (serigrafia) e, em seguida, é temperada ou inscrita no vidro, tornando-a parte do material.
Ou seja, para a correta fixação é necessário que o material passe por um processo de pintura e têmpera. Aqui, o vidro é aquecido em um forno a quase 600 graus, para a tinta se fundir no processo de têmpera.
O tratamento térmico já destaca a resistência do material à diferentes riscos e às ações do tempo. Inclusive durante o processo de pintura, proporcionando maior qualidade no resultado final.
O vidro serigrafado é capaz de apresentar padrões ou até texturas, resultando em acabamentos mais complexos e decorativos. E, ainda, as suas cores podem ser opacas ou transparentes.
Portanto, é um material capaz de permitir ou não a passagem de luz, dependendo do estilo e do padrão aplicado.
Essa qualidade promove ainda mais versatilidade que o vidro laqueado. Afinal, permite que seja aplicado em diferentes ambientes, criando efeitos de privacidade ou não.
Com a perfeita combinação e equilíbrio entre estética e funcionalidade, o vidro serigrafado pode ser usado em portas e janelas, e até divisórias de espaços, por exemplo.
Tudo isso graças ao design mais criativo e exclusivo, com acabamento impecável, beleza e excelente efeito decorativo. Sem deixar de lado qualidade e segurança.
Leia também: Quando usar vidro temperado e vidro laminado?
Principais diferenças entre vidro laqueado e serigrafado
Diante do que foi apresentado até aqui, é possível destacar algumas das principais diferenças entre o vidro laqueado e o serigrafado de maneira visual e resumida. São elas:
Vidro laqueado | Vidro serigrafado |
Vidro pintado frio; | Vidro pintado quente; |
Mais econômico; | Maior investimento; |
Multifuncional; | Mais versátil; |
Baixa vida útil; | Alta durabilidade; |
Baixa personalização; | Grande personalização; |
Boa variedade de cores; | Maior variedade de cores; |
Pode ser recortado. | Já é entregue pronto. |
Leia também: Entenda a diferença entre vidro serigrafado e vidro pintado
Qual desses vidros coloridos escolher?
A escolha entre vidro laqueado e serigrafado deve ter como base a finalidade e efeito desejado do projeto.
Por exemplo, o vidro laqueado é ideal para acabamentos lisos e coloridos. Sendo, inclusive, mais indicado para móveis devido a sua baixa resistência, como tampões de mesa.
Isso porque, a manutenção e a limpeza nele podem gerar desgaste com o tempo, resultando em maiores custos para o seu cliente.
Caso contrário, será necessário utilizar películas no vidro para aumentar a sua conservação e proteção a produtos químicos.
Enquanto o vidro serigrafado oferece maior versatilidade em padrões e texturas, com boa resistência devido ao processo de tratamento térmico.
Logo, é ideal para portas e janelas. Sem contar que sua ampla possibilidade de texturas e padrões colabora com a construção de projetos ainda mais diferenciados.
De todo modo, na hora de escolher o vidro, não esqueça, também, de analisar demais características do fornecedor que contribuem ainda mais para a qualidade do resultado final.
Isto é, o comprometimento com a inovação, aperfeiçoamento continuo, segurança e logistica de qualidade. Para isso, o fornecedor deverá estar em conformidade com as principais normas que comprovam essa responsabilidade. Como:
- ABNT NBR 7199: execução e aplicação de vidros na construção civil;
- ABNT NBR 14698: vidro temperado;
- Certificação ANSI Z97.1: versão americana da NBR 14698.
Inclusive, vale destacar que a ANSI refere-se ao padrão nacional dos Estados Unidos, estabelecendo especificações e métodos de teste que garantem as propriedades de segurança dos materiais.
O mesmo, abrange todas as aplicações na construção e serve como base para padrões de agência reguladoras brasileiras.
Leia também: O que diferencia os principais tipos de vidros?
Conheça os vidros serigrafados da Rohden!
A Rohden, consciente dos benefícios do vidro serigrafado, o disponibiliza para diferentes projetos da construção civil. Tendo em vista que ele é mais versátil e durável que o vidro laqueado.
Além dele, também contamos com vidros com incisão e incolores para contribuir ainda mais com a customização e integração com o design idealizado. Assim, também te ajudamos a conquistar a satisfação de seus clientes.
Em todas as nossas soluções em vidros reafirmamos nossa responsabilidade com a entrega de alto padão de funcionalidade e durabilidade. Para isso, investimos em inovação, com o Rohden Lab, e melhoría continua.
Sem contar que também dispomos dos certificados mencionados acima. Eles refletem diretamente no nosso compromisso com a entrega de produtos confiáveis e de desempenho. Garantindo, assim, a tranquilidade dos profissionais e dos usuários finais.
Então, conheça agora mesmo, mais das nossas soluções em vidros!