O mercado de construção civil é muito dinâmico. Ano após ano ele se adequa ao cenário econômico, à tecnologia e aos hábitos e comportamentos do consumidor.
Logo, os agentes do segmento devem se manter atentos às tendências, desafios e oportunidades apresentados. E, nada melhor do que o novo ano para ficar de olho nas tendências.
O que esperar do mercado de construção civil para o próximo ano? Leia o artigo e veja algumas dicas.
Como está o mercado de construção civil no Brasil?
Antes de apresentar todo o cenário esperado para 2025, vale conhecer como está o mercado de construção civil brasileiro atualmente.
No início de 2024, o setor vivia a expectativa de apresentar um crescimento de 2,9%, segundo artigo da APC.
Mas, os últimos estudos e levantamentos mostraram que a projeção pode ser ainda maior. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por exemplo, acredita que o crescimento será de 3,5%.
Resultados já consolidados para o terceiro trimestre de 2024 comprovam a informação, com crescimentos de:
- 4,3% na produção de insumos típicos entre janeiro e agosto/24;
- 10,3% na produção de materiais de construção em setembro (em comparação com o mesmo mês do ano anterior);
- 3,5% na venda do varejo no acumulado de janeiro a agosto/24 em relação à igual período do ano anterior;
Os dados são do material “Desempenho da Construção Civil no 3º trimestre/24 e perspectivas”, elaborado pela CBIC.
Sustentabilidade em foco
Além de toda a questão econômica, a sustentabilidade na construção civil é um dos pontos mais representativos do mercado.
Esse setor responde por grande impacto ambiental. Dados da ONU mostram que o setor é responsável por 38% de todas as emissões de CO2.
Diante desse desafio, uma série de ações são aplicadas e contribuem com a transformação do segmento em direção à arquitetura sustentável.
A crescente conscientização sobre os desafios climáticos e a escassez de recursos naturais impulsiona as empresas a buscarem por soluções ecoeficientes.
Nesse contexto, a utilização de materiais sustentáveis ganha espaço. As ações se voltam à criação de tijolos ecológicos até o uso de portas de madeira de reflorestamento.
A tendência para o futuro é que a sustentabilidade se mantenha em foco, juntamente com outras ações importantes. Veja detalhes a seguir.
Veja o que esperar do mercado de construção civil em 2025!
Para 2025, o mercado da construção civil tende a ser bastante dinâmico e repleto de inovações.
Diversas tendências estão moldando o setor, especialmente no âmbito da tecnologia, sustentabilidade e inovações. Vamos lá?
Projetos sustentáveis
Já faz certo tempo que a sustentabilidade figura como uma das fortes tendências para o futuro. Ano após ano, a busca por projetos com esse objetivo cresce consideravelmente.
O cenário é de evolução constante, muito em função dos avanços nos debates em prol do meio ambiente.
É válido reforçar que o posicionamento das empresas tem se aprimorado. Logo, deve crescer o número de companhias que levantam bandeiras verdes e associações com produtos e serviços menos agressivos à natureza.
A Rohden, por exemplo, tem suas práticas voltadas aos princípios ESG. Reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e contribuímos para um mundo ambientalmente saudável para as futuras gerações.
Nossas portas são fabricadas a partir da madeira de pinus de áreas reflorestadas.
Para você ter uma ideia, o tamanho da nossa área reflorestada para a obtenção da madeira é equivalente a 225 maracanãs!
Construções verdes
Ainda no quesito sustentabilidade, as construções verdes também tendem a apresentar crescimento. Mas, dessa vez, estarão alinhadas à tecnologia.
Para isso, a inovação se baseia no uso de:
- Sistemas de automação;
- Machine Learning;
- Sensores IoT;
- Softwares de gestão de energia.
Eles vão monitorar o consumo energético, ajudando a identificar ineficiências e implementar melhorias imediatas.
Também veremos maior presença da arquitetura moderna, que conecta a obra com a natureza. Neste caso, arquitetos vão integrar os espaços ao ambiente natural, criando ambientes saudáveis e agradáveis.
Nesse contexto, as portas desempenham um papel fundamental. Elas atuam na divisão de ambientes e influenciam diretamente na qualidade de vida dos ocupantes.
Quer saber mais? Aproveite para conhecer o Kit Porta Pronta Rohden e invista no que há de mais moderno e eficiente na área.
Uso de energias renováveis
Outra forte tendência é a evolução das energias renováveis. Seja durante a construção de uma nova obra quanto na operação de um edifício, elas se farão presentes.
Ao aderir à energia renovável em seus projetos, as empresas podem agregar valor à proposta de empresa amiga do meio ambiente.
Na prática, a aplicação de fontes de energia sustentáveis pode ser feita a partir da priorização da luz e ventilação natural, como pela instalação de placas fotovoltaicas.
Em suma, já há soluções energéticas em vários aspectos, tudo depende das necessidades e dos desejos do cliente.
Crescimento das certificações e normas
Você percebeu que o ESG estará no foco do mercado de construção civil?
Mas, para o próximo ano, tão importante quanto adotar tais práticas é comprovar a realização delas.
Por isso, as certificações e normas de construção sustentável tendem a ganhar importância em 2025, por meio dos seguintes programas:
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design);
- BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method);
- WELL Building Standard e muitos outros.
Eles estabelecem referências para práticas sustentáveis. Logo, incentivam a adoção de práticas verdes, promovendo a responsabilidade ambiental.
Maior relação entre a obra e o bem-estar
O mercado de construção civil, tradicionalmente visto como um segmento focado em estruturas e infraestruturas, está experimentando uma transformação profunda.
Para 2025, a tendência é que ele passe a integrar projetos com o bem-estar das pessoas, buscando criar ambientes mais saudáveis, eficientes e agradáveis.
Logo, uma série de práticas ficará nos desejos das pessoas, como:
- Conforto acústico, com portas que impeçam a propagação do som;
- Conforto térmico, com elementos que oferecem um maior bem-estar aos usuários de ambientes;
- Menor impacto ambiental, através do uso de materiais ecologicamente corretos, como madeira certificada, tijolos ecológicos e tintas naturais;
- Maior integração da natureza, com projetos arquitetônicos capazes de criar ambientes mais agradáveis e conectados com a natureza.
Adeque sua obra às tendências da decoração
Como vimos neste conteúdo, o mercado de construção civil acompanha as transformações do mundo, se adequando às tecnologias e à sustentabilidade.
Ao longo da leitura, você analisou as principais medidas e tendências para ficar de olho em 2025. Você viu também que as portas são essenciais, seja no quesito ambiental quanto no bem-estar do usuário.
Mas você sabia que para cada estilo de decoração há um tipo específico de porta?
Para saber mais, aproveite para fazer o download gratuito do nosso material para conhecer as portas Rohden e de que forma se adequam a cada tipo de decoração!