O que avaliar na escolha da porta de madeira para cozinha?

o que avaliar na escolha da porta de madeira para cozinha

A escolha da porta de madeira para cozinha necessita de atenção. Isto é, existem alguns pontos que devem ser analisados para que a seleção seja assertiva. O intuito, aqui, é evitar problemas com a estrutura e o funcionamento dela no futuro.

É preciso acrescentar alguns critérios de seleção para além da estética. Caso contrário, o custo-benefício da porta para cozinha de madeira pode ficar comprometido.

Nesse sentido, iremos apresentar alguns pontos que podem ser utilizados para avaliar a porta de madeira desse cômodo. Assim a escolha será adequada às necessidades do projeto e ainda, atenderá quesitos como qualidade e durabilidade. 

Continue a leitura!

Qual é a melhor porta para cozinha?

Pode não parecer, mas a escolha da porta para cozinha é tão importante quanto qualquer outro elemento do projeto. Elas são essenciais para garantir funcionalidade, segurança, conforto e também, é claro, beleza estética.

Não é nenhuma novidade que ela é usada para separar o cômodo e, caso necessário, o isolar. Evitando, assim, que o cheiro de comida circule nos demais espaços da casa, por exemplo. Mantendo, até mesmo, a temperatura interna estável.

Mas, é preciso ter em mente, também, que a cozinha costuma ser um ambiente bastante utilizado. Logo, a porta deverá ser adequada ao volume de circulação, sendo prática e resistente.

Nesse sentido, não é por acaso que a seleção desse elemento precisa ser mais estratégica e inteligente. A porta para cozinha deve ser considerada como integrante do conceito planejado. Equilibrando, então, versatilidade e fluidez. 

Portanto, a porta de madeira para cozinha tende a ser a melhor opção para o ambiente. Ela, se fabricada com alta tecnologia e com materiais de qualidade, atende aos principais requisitos, como:

  • Beleza: devido à beleza natural da madeira, as portas desse material são mais sofisticadas e geram maior harmonia ao design da cozinha;
  • Durabilidade: a madeira também é extremamente resistente, aguentando altas cargas e força. Logo, não se deteriora com facilidade e aumenta a longevidade da porta;
  • Isolamento: por ser um isolante natural, a madeira ajuda na climatização dos espaços, economizando energia. E ainda conta com uma ótima absorção acústica;
  • Flexibilidade: existem diferentes modelos de porta de madeira, desde a de giro, de correr até a de embutir, por exemplo. Além disso, possibilita inúmeras cores e acabamentos;

Fácil manutenção: são necessárias apenas algumas ações de limpeza e conservação. Todas fáceis de serem realizadas no dia a dia.

eBook como utilizar portas como elementos de decoração

Critérios de avaliação da porta de madeira para cozinha

Critérios de avaliação da porta de madeira para cozinha

Diante do contexto apresentado, reunimos alguns critérios de avaliação que vão contribuir para a seleção da melhor porta de madeira para cozinha. 

Tenha em mente que o alcance desses pontos ajuda a garantir a satisfação do seu cliente e, assim, destaque mercadológico. Afinal, 66% dos que ficaram satisfeitos recomendaram o negócio para outras pessoas, segundo dados apontados pela Zendesk.

Então, para garantir a vida útil e coerência estética com a decoração do projeto, veja a lista abaixo!

1. Beleza e harmonia

Como afirmamos na introdução deste texto, a estética não deve ser o único critério de seleção da porta de madeira para cozinha. No entanto, esse é também um ponto muito importante e não deve ser excluído.

Sendo assim, deve-se escolher uma porta que harmonize com o restante da decoração da cozinha e demais espaços da casa. Afinal, ela também se conecta com o exterior do cômodo. Por isso, pondere sobre os acabamentos usados para avaliar a beleza do item.

Hoje, no mercado, há portas de madeira das mais variadas cores. Contudo, é preciso analisar qual delas realmente vai criar uma boa composição com os demais itens da sua cozinha.

Portas em tons mais escuros, como a amadeirada, por exemplo, são uma ótima opção para este cômodo. A questão é que pode ser mais difícil criar uma sintonia com o restante do mobiliário se ela for em tons escuros ou marcantes.

Por isso, com base em nosso relacionamento com o mercado, notamos como melhor opção para este ambiente, a cor branca. Inclusive, elas no sistema PU são mais resistentes e indicadas para espaços de alto tráfego, como é o caso da cozinha.

Sabemos que a primeira coisa que remete ao branco é a facilidade de sujar. Entretanto, as tecnologias, procedimentos e produtos utilizados no acabamento das portas oferecem uma maior durabilidade da pintura e maior facilidade quanto a limpeza delas. 

Esse é um ambiente funcional e que será utilizado principalmente pelos moradores do imóvel, certo? Então, optar por modelos simples, mas com um bom acabamento, com certeza já será o suficiente para garantir, em sintonia, beleza e funcionalidade

Mas vale destacar que frisos verticais e horizontais trazem um diferencial estético ao ambiente.

> Leia também: Portas laqueadas: valem a pena?

2. Umidade

Como vimos, a porta de madeira é ideal para a cozinha. Contudo, deve-se levar em consideração um fator importante: resistência à umidade. Isto é, ela precisa ser certificada quanto a isso!

Se todos os outros espaços do projeto já contam com portas de madeira, não é a cozinha que precisará ser uma exceção.

O indicado é que tenha certeza quanto a capacidade da porta em suportar a umidade do ambiente. Esse é um ponto essencial e indispensável, já que estamos falando da durabilidade das portas de madeira para cozinha.

3. Modelo 

Existem diferentes tipos de modelo de porta de madeira para cozinha. A escolha dependerá do espaço disponível e dos objetivos do projeto. Afinal, cada tipo potencializa ganhos e características específicas. 

Por exemplo, a porta de correr é perfeita para a otimização de espaço de maneira prática. Isso, é claro, sem comprometer a decoração da cozinha. Muito pelo contrário! Ela gera uma maior sensação de coesão e fluidez no design.

O seu movimento horizontal amplia qualquer ambiente, principalmente a cozinha, e garante funcionalidade a projetos menores. Tudo isso, ao mesmo tempo em que permite customização, criatividade e versatilidade na integração entre eles.

Logo, é perfeita para a delimitação entre cozinha e sala de jantar, por exemplo. Gerando cômodos mais multifuncionais, sofisticados e modernos.

E a de embutir, uma variação da porta de correr, é um modelo mais discreto, mas que ainda colabora com a integração da cozinha com os demais ambientes. Sempre com apelo visual, dando continuidade ao design de maneira inteligente.

Mas as portas de giro também são excelentes opções para a cozinha. Elas são as mais comuns, sendo o principal modelo de porta interna. Entretanto, são extremamente versáteis, gerando beleza e aconchego

Além disso, ajudam a desenhar a circulação dos ambientes. Por isso, são perfeitas para os projetos com maior tamanho.

Guia conheça as portas Rohden para cada estilo de decoração

4. Medidas

Devido à padronização das medidas das portas, dificilmente terá problemas quanto ao tamanho desse elemento, no seu projeto. Seja ele de casa ou apartamento.

Então, ao procurar pela porta de madeira para cozinha, é provável que os modelos disponíveis se encaixem perfeitamente no seu espaço.

Contudo, para evitar o prolongamento desnecessário desta etapa, sempre tire as medidas do vão onde sua porta será instalada. Assim será mais fácil encontrar padrões disponíveis de medida que se encaixarão corretamente na sua cozinha.

E, em caso de portas especiais, verifique com o fabricante a possibilidade de fabricação dentro de suas necessidades.

E então?

Porta de madeira para cozinha

Como vimos, existem alguns critérios para a seleção da porta de madeira para cozinha que vão além da estética e da funcionalidade. Deve-se atentar aos diferenciais que apontam para uma maior durabilidade e qualidade desse elemento. 

Assim, saberá que a porta da cozinha atenderá as expectativas do projeto e as necessidades a longo prazo de seus clientes.

E as portas Rohden cumprem todos os requisitos citados acima! O nosso Kit Porta Pronta tem um acabamento primoroso, uniforme e alto grau de sofisticação. Disponibilizamos uma variedade de modelos. 

Eles possibilitam diferentes combinações de tamanhos, frisos e as últimas tendências em cores, combinando com os mais diversos ambientes.

Para isso, contamos com fábricas modernas, matéria-prima de qualidade, tecnologia e mão de obra especializada. Assim, garantimos apenas o que há de melhor em portas no mercado!

Para conhecer mais dos nossos produtos, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso catálogo completo!

Catálogo Kit Porta Pronta e Esquadrias

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se no formulário abaixo para receber a newsletter mensal da Rohden

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações, concorda com a Política de Privacidade