Os vidros de segurança são os principais tipos de vidros utilizados na Construção Civil e têm como maior objetivo garantir a proteção das pessoas – como o próprio nome já diz. Além disso, também são a melhor opção para oferecer mais modernidade e beleza nos empreendimentos.
De modo geral, podemos separar os vidros de segurança por vidros temperados ou vidros laminados.
Para explicar um pouco mais sobre suas particularidades e características, continue a leitura conosco!
Qual a importância dos vidros de segurança?
A definição de vidro de segurança diz: “vidro plano cujo processamento de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”. E o que isso significa?
Os vidros comuns, quando se quebram, têm como característica a formação de fragmentos pontiagudos e cortantes que podem causar ferimentos graves, diferente dos vidros de segurança, que ao se quebrarem se estilhaçam em pedaços pequenos ou que não se desprendem.
O vidro de segurança nada mais é do que um vidro comum passado por um processo de têmpera ou laminação, que proporcionam menores riscos e uma série de benefícios aos ambientes.
O que é um vidro temperado?
O vidro temperado é considerado um dos mais seguros do mercado graças ao seu processo de fabricação. Diferente do vidro comum, ele passa por um processo de têmpera em uma temperatura de aproximadamente 700°C, seguido de um resfriamento de forma brusca e controlada.
Por conta desse processo, o vidro temperado é 5 vezes mais resistente que o vidro comum e torna-se uma ótima opção para ser aplicado em portas, janelas, divisórias, box para banheiros, tampos de mesa, etc.
O que é um vidro laminado?
Também considerado um vidro de segurança, o vidro laminado é criado a partir da junção de duas placas de vidro unidas por uma fina película de polivinil butiral (PVB), responsável por manter os cacos de vidro presos nela em caso de quebra.
Além da proteção, os vidros laminados possuem uma filtragem de até 99% dos raios UV e a redução de ruídos, ideal para preservar a privacidade e conforto dos ambientes.
Esses são o único tipo de vidro habilitado para a aplicação em pisos. E de acordo com a NBR 7199, são obrigatórios em marquises, sacadas, coberturas e guarda-corpos.
Normas de segurança
Todos os profissionais vidreiros e especificadores de vidro para Construção Civil devem seguir, sem exceção, as normas e adequações da ABNT.
A NBR 7199 estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil, assim como a NBR 14698 estabelece as normas para o processamento de vidros temperados e a NBR 14697 para o processamento de vidros laminados.
Novidades em 2022
A Rohden Vidros inicia o ano com uma nova área de atuação, desenvolvendo portas e janelas em alumínio para Construção Civil.
As novas linhas contam com vidros de segurança laminados, temperados e termoacústicos, que oferecem discrição, tranquilidade e equilíbrio para os ambientes.
São produtos de baixa manutenção, fácil manuseio e instalação, alta durabilidade, flexíveis e desenvolvidos por profissionais capacitados.
Assim como em todos os segmentos onde a Rohden Vidros atua, a nova linha segue como referência todas as normas brasileiras de segurança vigentes.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!