Porta sarrafeada: conheça as vantagens deste tipo de núcleo

porta sarrafeada

As portas sarrafeadas possuem o núcleo preenchido por sarrafos de madeira, o que dá origem ao nome. Essa é considerada uma estrutura semi-sólida que surpreende em sua qualidade e resistência.

Neste conteúdo você verá as características e benefícios da porta sarrafeada e alguns dos núcleos mais utilizados no mercado. Além disso, vamos apresentar aqueles produzidos pela Rohden. Continue a leitura para conferir!

Vamos lá?

O que é porta sarrafeada?

A porta sarrafeada é preenchida com filetes de madeira. Essas ripas são separadas por um determinado espaço entre elas. De acordo com o Caderno de Encargos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, esse modelo de porta é chamado dessa maneira porque a folha dela tem sarrafos. 

Sendo um dos principais tipos de padrões para o núcleo vazado “com a função de estruturar as contracapas e, eventualmente, adequar seu desempenho”.

Isto é, a porta sarrafeada por dentro tem mais de 50% de preenchimento com as ripas de madeiras (sarrafos), em seu núcleo. Por isso são chamadas, também, de semi-sólidas. A porta sarrafeada é boa para ambientes internos por terem ótima conservação e resistência estrutural.

Vale destacar que os espaços entre as ripas, geralmente, são cobertos com uma lâmina dando o acabamento necessário.

É possível que esse estilo de porta seja recomendado para uso em ambientes que contêm umidade, como banheiro, por exemplo. Contudo, é preciso ter certificação para garantir um produto de qualidade.

Lembre-se que as portas são elementos essenciais para manter o isolamento acústico. Portanto, não podem ser escolhidas como somente um item de divisão de cômodos. É necessário pensar na qualidade do produto – e isso inclui a folha de porta.

Vantagens do núcleo de sarrafos

Se engana quem imagina que, por ser semi-sólida, essa porta não é resistente. A durabilidade do modelo continua sendo alta em ambientes internos, dependendo da fabricação da peça.

Sendo assim, a principal vantagem desse núcleo é o custo-benefício. Isso porque tem um bom preço no mercado, ao mesmo tempo que oferece resistência e durabilidade.

Além disso, essa é uma porta que necessita de um volume menor de ferragens, como as fechaduras e dobradiças. Logo, é um pouco mais leve, facilitando a movimentação e a instalação.

Por fim, esse é um modelo que, graças aos atributos citados anteriormente, oferece  uma conservação maior do material. Independente das mudanças das estações do ano, como em épocas mais secas ou úmidas.

Baixe nosso manual de instalação Kit Porta Pronta!

Quais são os principais núcleos encontrados no mercado?

tipos de núcleos

Após conferir as vantagens e características da porta sarrafeada, a seguir, reunimos mais alguns núcleos utilizados no mercado. Veja a lista completa!

1. Núcleo de madeira maciça

Essas são portas produzidas com pedaços sólidos de madeira ou com uma única lâmina inteira. O material pode ser de madeiras duras, ou conforme o próprio nome, madeiras maciças. 

Além disso, são eficientes energeticamente, mantendo o calor ou o frescor dentro dos ambientes, caso seja necessário. Elas são conhecidas por sua alta durabilidade.

2. Núcleo de chapa sólida de baixa densidade

Esse núcleo, conforme o nome, é composto por uma chapa de madeira sólida de baixa densidade. No entanto, é exatamente essa característica que garante maior segurança ao imóvel, tendo em vista que são mais robustas.

Esse núcleo pode ser preenchido por Bondoor de madeira. Contudo, ele não é tão durável quanto o anterior, por exemplo. 

Isso porque esse é um atributo comprometido por intempéries. Logo, a peça é indicada para a instalação de ambientes internos.

3. Núcleo HoneyComb (Colmeia)

Porta sarrafeada ou colmeia? É normal que essa seja uma dúvida recorrente no mercado. Afinal, a HoneyComb também corresponde ao estilo de núcleo vazado. Contudo, a diferença está no formato do mesmo.

Aqui, o núcleo da HoneyComb imita a forma de uma colmeia de abelhas. O desenho pode ser reproduzido com papelão, que é o mais comum. No entanto, esse elemento a torna mais frágil, mesmo sendo o melhor preço do mercado. 

Geralmente, o acabamento é feito com uma capa de MDF por cima, com um reforço na fechadura. Apesar de ser uma peça indicada para o uso interno, não é recomendada para banheiros e lavanderias. 

Ou seja, por conta do material frágil do núcleo, lugares mais úmidos costumam atrapalhar a vida útil desse tipo de porta.

Qual é a diferença entre portas colmeias e sarrafeada?

Como mencionado anteriormente, é normal a comparação entre portas colmeias e portas sarrafeadas. Entretanto, as colmeias costumam ser as mais aderidas pelas construtoras e o mercado em geral. Mas, essas obras costumam ser, geralmente, de médio-baixo padrão.

Mesmo as duas sendo aconselhadas para o uso interno, a sarrafeada oferece muito mais resistência. 

De todo modo, é preciso destacar que o que diferencia as portas é justamente a estrutura interna. A densidade do material usado para preencher a peça vai variar. Por isso, quanto mais sólido e resistente, maior será o peso, o isolamento térmico e acústico, e, consequentemente, o preço.

E a acústica precisa ser um critério importante na decisão de compra. A de colmeia tem uma absorção de ruídos externos menor que a sarrafeada. Mas, para prolongar a vida útil, é preciso ter certos cuidados com a utilização das mesmas.

Núcleos de porta utilizados pela Rohden

núcleos de porta rohden

A Rohden utiliza 3 diferentes tipos de núcleo em suas portas. São eles:

  • Sarrafeada;
  • Bondoor;
  • Maciça.

No entanto, não se esqueça que cada uma tem uma função específica no projeto. Que, por sua vez, determina a aplicação ideal.

As portas sarrafeadas Rohden são recomendadas para qualquer tipo de ambiente, desde que não seja externo. Isso porque elas oferecem maior resistência em comparação às demais utilizadas no mercado.

Já a segunda e a terceira podem ser usadas nas entradas dos ambientes (não sendo externos). Contudo, é preciso que seja analisada para entender se há conformidade com o padrão da obra.

Por fim, a Bondoor utiliza uma madeira processada mecanicamente. Esse processo fornece um maior isolamento acústico e resistência à umidade. Bem como proporciona mais robustez.

E, em todas elas, o processo construtivo é o mesmo:

  • Miolo da porta;
  • Quadro montante em madeira;
  • Reforço para fechadura;
  • Capa de HDF;
  • Acabamento em pintura.

Baixe nosso eBook: como utilizar portas como elemento de decoração

Invista em produtos de qualidade

O artigo demonstrou as características da porta sarrafeada e das vantagens da peça. Além disso, destacou os atributos que determinam que ela é uma excelente escolha para quem está a procura de uma porta com bom custo-benefício.

E como vimos, os materiais, técnicas e processos utilizados na fabricação dela e de diferentes núcleos são essenciais para a durabilidade das mesmas. Apesar de terem vantagens diferentes, todas elas podem garantir a qualidade desejada, desde que produzidas com esse intuito.

Por isso, conte com a Rohden! O nosso Kit Porta Pronta possui a estrutura construtiva mencionada acima, com as 3 possibilidades de núcleo. Aqui, você escolhe qual será o preenchimento que vai garantir o alcance dos objetivos do projeto.

Ainda possibilitamos combinações de tamanhos, frisos e as últimas tendências em cores que casam com diversos ambientes. Isso colabora com o destaque mercadológico em meio a mais de 147 mil empresas ativas na construção civil, segundo o IBGE.

Independente dos itens selecionados, todas as nossas portas contam com acabamento uniforme, primoroso e de alto grau de sofisticação. Para isso, nos apoiamos em nossas fábricas modernas, matéria-prima de qualidade e mão de obra especializada. 

Então, conheça o que há de melhor em portas no mercado! Baixe gratuitamente o nosso catálogo completo!

 

Clique aqui para baixar nosso catalogo kit porta pronta e esquadrias!

 

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se no formulário abaixo para receber a newsletter mensal da Rohden

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações, concorda com a Política de Privacidade