O setor produtivo de vidros está se aprimorando para oferecer as melhores soluções aos clientes em termos de durabilidade, proteção e sustentabilidade. Hoje vamos abordar o vidro baixo-emissivo.
Trata-se de um produto idealizado para a atual realidade da sociedade, que busca proteção em relação aos agentes externos e aumentar a eficiência energética, com redução do consumo de eletricidade. Continue a leitura e saiba como funciona.
O que é um vidro baixo-emissivo?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que um vidro baixo-emissivo tem a capacidade de reduzir expressivamente a passagem de calor ou frio, da área externa para a interna.
Também conhecido como Low E, é capaz de evitar a condensação do vidro sem depender de aquecimento elétrico. Desse modo, aumenta expressivamente a eficiência energética.
Considerando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 16015:2021, esse tipo de vidro pode ser feito com o vidro insulado — que é um conjunto formado por duas placas de vidro plano, separadas por um espaçador e bordas hermeticamente seladas ao longo de todo o perímetro — criando uma câmara estanque e desidratada.
As aplicações atendem diferentes setores econômicos, com destaque para o setor varejista de alimentos. Os equipamentos que têm esse material oferecem mais segurança em termos de preservação dos produtos e redução no consumo de eletricidade.
Quais os benefícios dos vidros baixo-emissivos?
É fato que o mercado conta com várias opções de vidros. Contudo, o vidro baixo-emissivo se diferencia pelas aplicações comerciais e eficiência energética.
Ou seja, apresenta alta eficiência quando instalado nos seguintes equipamentos: geladeiras expositoras, freezers verticais, adegas e laterais insuladas de refrigeradores.
Desse modo, é importante acrescentar que o uso do modelo de baixa emissividade pode reduzir o consumo de energia em quase 30%, sem contar o alto índice de transmissão da luz, de modo a oferecer melhor visualização dos produtos armazenados.
Contudo, a maior vantagem é apresentar soluções ambientalmente corretas, pois reduz a emissão de CO₂, além de diminuir o consumo de energia elétrica. Um exemplo prático são os refrigeradores comerciais, encontrados em lojas do setor alimentício.
Os benefícios incluem, também, uma melhor visualização dos produtos no interior dos refrigeradores. Isso porque a troca de calor com o ambiente é reduzida, o que impede a condensação do vidro.
Portanto, agora que você tem mais informações sobre o vidro baixo-emissivo, entre em contato com nossa equipe técnica. Teremos muita satisfação em esclarecer suas dúvidas e apresentar um projeto exclusiva para sua fábrica ou indústria.
A Rohden Vidros conta com experiência e know how para inovar sempre, quando o assunto é vidros. Uma das tecnologias aplicadas é a do Planitherm One II, capaz de triplicar a eficiência térmica e considerado o melhor produto para aplicações insuladas na refrigeração vertical.
Acesse o site da Rohden Vidros e conheça as linhas produzidas.